Programas e Iniciativas
Existem diversos programas e iniciativas na área da educação que visam melhorar a qualidade do ensino, promover a inclusão e garantir oportunidades educacionais para todos.
Programa de alimentação escolar destinado a promover a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e diminuir os fatores de risco, favorecendo o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças ao longo da vida.
O programa centra-se em atividades temáticas, workshops e ações de sensibilização, junto de Jardins de Infância, EB 1.º ciclo, EB 2.º/3.º ciclo e secundárias.
O Vegi é a mascote do Crescer Saudável. É um legume humanizado, muito divertido e saudável, que interage com as crianças nas diversas iniciativas do programa.
Acompanhe as atividades desenvolvidas na página de Facebook do programa.
Consulte o Programa Alimentação Escolar - Crescer Saudável
O DESCOLA é um projeto de intervenção estratégica do município de Lisboa para a promoção da educação cultural e ambiental nas escolas, através da Direção Municipal de Cultura, da EGEAC, da Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia e da Lisboa E-Nova. Envolve equipamentos municipais culturais, entre museus, bibliotecas, arquivos, monumentos, galerias, cinemas, teatros, e equipamentos ligados à natureza como quintas, jardins e parques, na valorização da dimensão educativa do património cultural e natural da cidade, fazendo-o chegar a todos, e ao longo da vida, como fonte de inspiração e sentido de pertença.
As atividades propostas no Descola estão alinhadas com metodologias de aprendizagem não-formal, têm como referência as orientações das Competências Chave do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, filiam-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promovem o património cultural e natural de Lisboa como campo de pesquisa, de participação, de questionamento e de criatividade.
Mais informação
O desporto escolar estimula a atividade física e a formação desportiva como meios de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, valores e princípios associados a uma cidadania ativa.
Programas e cursos desenvolvidos para jovens e adultos com vista à sua capacitação no mercado de trabalho e no seu desenvolvimento pessoal.
É um programa de educação para as literacias que se foca na formação das crianças e jovens do ensino público de Lisboa, motivando-os para práticas de leitura e de aprendizagens multidisciplinares, respeitando os valores e a identidade da cidade de Lisboa.
Promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa e destinando-se a crianças do ensino pré-escolar, alunos dos 1.º, 2º e 3.º ciclos, do ensino básico e secundário e à comunidade educativa, o programa oferece várias atividades nas e para as escolas.
Mais informações: letrascoresesaberes@cm-lisboa.pt ou nas redes sociais:
Facebook
Instagram
É uma plataforma digital, que tem como objetivos transformar o acesso de jovens e adultos, de qualquer condição social, a oportunidades de aprendizagem relevantes para o seu sucesso pessoal e profissional, capacitando-os para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa.
Esta plataforma sistematiza oportunidades de aprendizagem para as pessoas desenvolverem os seus interesses ou objetivos de aprendizagem de uma forma flexível e aberta, gerando, de acordo com os critérios definidos pelos fornecedores de aprendizagem, microcertificados (open badges) para cada aprendizagem ou lista de aprendizagens.
Foi criada pela organização internacional Badgecraft e desenvolvida para Lisboa pela Câmara Municipal, no âmbito de um projeto internacional cofinanciado pela Comissão Europeia.
O projeto Orquestra Geração destina-se a crianças em situação de maior vulnerabilidade educativa e social e a escolas onde o abandono escolar e os problemas de convivência multicultural são mais sensíveis. Em Lisboa, o projeto está presente em cinco núcleos escolares do ensino básico e secundário:
- Polo Francisco Arruda: Escola Básica Alexandre Herculano, EB2,3 Francisco Arruda e EB Alto de Santo Amaro
- Polo de Benfica: Escola Básica (EB) Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, EB Pedro de Santarém, EB Jorge Barradas e Escola Secundária José Gomes Ferreira
- Polo das Olaias: Escola Básica do Armador e EB2,3 das Olaias
- Polo Gil Vicente: Escola Básica de Santa Clara e Escola Básica e Secundária Gil Vicente
- Polo Pintor Almada Negreiros: Jardim de Infância Alta de Lisboa, EB Alta de Lisboa e EB Pintor Almada Negreiros
O Projeto envolve atualmente cerca de 300 alunos, crianças e jovens.
Em 2018 teve início a “Orquestra dos Afetos”, na escola básica da Alta de Lisboa, onde se verificam graves disfunções sócio urbanísticas, especialmente vocacionada para crianças dos 4 aos 6 anos e é frequentada no presente ano letivo por 160 crianças, com aulas de expressão musical.
A formação da Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa, varia entre os 55 e os 65 alunos, provenientes de todos os diferentes polos da Orquestra de Lisboa.
Destinado aos alunos de todos os níveis de ensino (desde o pré-escolar ao secundário), da rede pública da cidade de Lisboa, promove: a educação não formal, com uma oferta educativa alargada e diversificada, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e informados. Assente em quatro áreas – educação científica e ambiental, educação desportiva, educação cultural e a educação cívica – o programa visa aprofundar os conhecimentos dos alunos, através de visitas/atividades, realizadas pelos parceiros da Rede do Programa.
Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, em cada visita/atividade, apresentam o seu Passaporte Escolar, que é carimbado com a indicação da data e local visitado, ficando os mesmos com o registo do seu percurso, ao concluir o ciclo letivo do ensino Pré-Escolar e 1.º CEB.
O transporte das crianças, alunos e professores é assegurado, mediante disponibilidade, pela Câmara Municipal de Lisboa.
Saiba como fazer- Consulte a lista de pedidos da área "Educação"
Guias da Oferta Educativa 2023/2024 do Passaporte Escolar
Pré-Escolar
1.º ciclo
2.º ciclo
3.º ciclo
Secundário
Listagem de parceiros da Rede do Programa Passaporte Escolar (ano letivo 2023/2024)
O kit «MISSÃO H2O LISBOA» foi criado com o objetivo de dar a conhecer a obra do Plano Geral de Drenagem às crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
O projeto SEED é um desafio proposto aos alunos, aos professores e aos parceiros do ecossistema empreendedor de Lisboa, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências empreendedoras nas faixas etárias mais jovens (9.º ao 12.º ano), criando oportunidades para que estes alunos possam aprender a trabalhar em equipa, estimulando a sua criatividade e autonomia, valorizando as suas competências e ajudando a transformar as suas ideias em valor para a comunidade, promovendo assim uma ligação entre a escola e o mundo do trabalho, com especial enfoque nas áreas tecnológicas e criativas.
O projeto “Study in Lisbon” resulta de uma parceria entre todas as entidades de Lisboa que se interessam pela promoção, divulgação e consolidação do potencial intelectual e científico da cidade.
Este projeto tem por objetivo unir o maior número possível de entidades para que, através de iniciativas conjuntas, divulguem e promovam internacionalmente o potencial científico e académico e as instituições da cidade, contribuindo, deste modo, para a atração de talentos, estudantes e investigadores nacionais e estrangeiros, para Lisboa.
Para centralizar toda a informação disponível, o projeto conta com uma plataforma agregadora de conteúdos, parceiros e iniciativas, que tem como objetivo dar a conhecer a cidade enquanto hub global nos domínios do conhecimento e da inovação.
O Ginja é um programa de desenvolvimento socioemocional, para crianças e alunos desde o pré-escolar ao 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que será implementado em 5 Agrupamentos de Escolas do Município de Lisboa, entre setembro de 2024 e junho de 2025, numa edição piloto. Tem como objetivos:
1) Trabalhar as emoções com crianças e jovens;
2) Desenvolver competências socioemocionais;
3) Promover a consciência, a inteligência e a expressão emocional; e
4) Melhorar a saúde mental.
A implementação do programa no pré-escolar e 1.º CEB tem a duração aproximada de seis meses e tem por base vídeos, canções, atividades manuais e diversos materiais. No 2.º e 3.º CEB compreende 11 sessões com jogos de grupo e 5 jogos de tabuleiro e cartas para trabalhar as emoções.
Os Agrupamentos de Escolas (AE) que estarão envolvidos nesta edição piloto são: Benfica, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Filipa de Lencastre e Luís António Verney.
O projeto “O Cavalo e Eu… Juntos à descoberta!”, promovido pelo Centro de Equitação Terapêutica, da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (CET - APCL), pretende continuar a proporcionar sessões semanais de Terapias Assistidas com Equinos (terapia ocupacional, fisioterapia e psicomotricidade) a crianças dos 6 aos 14 anos, que estejam sinalizadas pelos Centros de Apoio à Aprendizagem das escolas do primeiro ciclo do ensino básico da rede pública do município de Lisboa.
Este programa tem como objetivos:
1) Proporcionar uma atividade terapêutica complementar, com impacto positivo na implementação do projeto de desenvolvimento da funcionalidade e da autonomia das crianças com necessidades especiais do Concelho de Lisboa. Através das terapias assistidas com equinos as crianças irão usufruir de um leque de experiências diversificadas (a nível motor, cognitivo e psicossocial), que irão contribuir para um modelo de intervenção que visa a criação de oportunidades e a inclusão social;
2) Sensibilizar precocemente para as competências e capacidades da população com necessidades especiais;
3) Sensibilizar a população em geral para a importância de atividades inclusivas e que vão de encontro às necessidades tanto das crianças com necessidades especiais como de toda a comunidade escolar.
Programa Escola de Futuro
Programa de aumento e requalificação da rede escolar pública do Município de Lisboa: jardins de infância, escolas básicas do 1.º ciclo, escolas básicas 2º e 3º ciclos e escolas secundárias e artísticas, com exceção das escolas sob gestão da Construção Pública, E.P.E. (antiga Parque Escolar, EPE).
Intervenções concluídas
Escola | Freguesia | Investimento |
EB Telheiras n.º 1, Beneficiação Geral | Lumiar (janeiro 2022) | 3.323.171,83€ |
B Actor Vale, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRU, obra a cargo da SRU | Penha de França (março 2022) | 3.420.620,56€ |
EB Jorge Barradas, Beneficiação Geral com construção de ginásio e salas de jardim-de-infância, obra a cargo da SRU | Benfica (junho 2022) | 6.110.531,82€ |
EB Teixeira de Pascoaes, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores, obra a cargo da SRU | Alvalade (agosto 2022) | 4.453.526,99€ |
Jardim-de-infância nº 1 Benfica, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRU | Benfica (setembro 2022) | 2.320.581,72€ |
EB Alice Vieira, Beneficiação Geral e construção de ginásio, obra a cargo da SRU | Olivais | 4.384.509,34€ |
Escola Básica Manuel Teixeira Gomes, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRU | Marvila (julho 2023) | 4.575.219,87€ |
Escola Básica de Santo Amaro, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRU | Alcântara (agosto 2023) | 4.573.495,65€ |
Escola Básica Arq.º Gonçalo Ribeiro Telles, construção nova e ampliação, obra a cargo da SRU | Benfica (agosto 2023) | 11.005.321,13€ |
Escola Básica Santo Condestável (2.ª fase), obra a cargo da SRU | Campo de Ourique (agosto 2023) | 1.186.150,39€ |
EB Infante D. Henrique, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRU | Parque das Nações (agosto 2024) | 4.212.957,31€ |
Obras em curso
Escola | Freguesia | Investimento |
EB Santo António, Beneficiação Geral e construção de ginásio, obra a cargo da SRU | Alvalade | 7.802.411,46€ (conclusão prevista: janeiro 2025) |
EB Eurico Gonçalves e J.I. da Ameixoeira, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRU | Santa Clara | 6.410.456,29€ (conclusão prevista: dezembro 2024) |
JI António José de Almeida, Reabilitação e Adaptação do Jardim de Infância do Arco do Cego, obra a cargo da SRU | Areeiro | 2.833.900,00€ (conclusão prevista: dezembro 2024) |
EB nº 72 de Lisboa, Beneficiação Geral, obra a cargo da SRU | Estrela | 6.217.914,00€ (previsão para a conclusão: fevereiro 2025) |
EB Rainha Santa Isabel (Campo de Ourique), beneficiação geral, obra a cargo da SRU | Campo de Ourique | 7.263.500,00€ (previsão para a conclusão: fevereiro 2025) |
EB Santa Maria dos Olivais | Olivais | 2.449.263,33€ |
Intervenções previstas
Escola | Freguesia | Investimento |
EB Arco-Íris (3ª fase da obra; concurso em fase de conclusão) | Olivais | 734.651,18€ |
EB e JI do Parque das Nações Norte, Construção Nova | Parque das Nações | 6.889.972,81€ |
EB Parque das Nações Sul, Construção do Pavilhão Desportivo | Parque das Nações | 3.310.924,14 € (aguarda celebração de Protocolo entre a Construções Públicas, EPE e o Município de Lisboa) |
Projetos com programa preliminar (PP) concluído e em fase de desenvolvimento de projeto e execução
Escola | Freguesia |
---|---|
EB Rosa Lobato Faria, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | São Vicente |
EB Maria da Luz de Deus Ramos - Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Santa Clara |
EB João dos Santos - Beneficiação Parcial e Arranjos Exteriores | Marvila |
EB Condado, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Marvila |
EB Fernanda de Castro, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Estrela |
EB Castelo, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Santa Maria Maior |
EB São José, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Santo António |
EB Natália Correia, Beneficiação Geral/ Ampliação | São Vicente |
EB n.º 195, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Marvila |
EB Prof.º Oliveira Marques, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Penha de França |
EB Adriano Correia de Oliveira, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Olivais |
EB Prof.º José Salvado Sampaio, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Benfica |
EB O Leão de Arroios, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Arroios |
EB Bairro Madre de Deus, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Beato |
EB Prof Manuel Sérgio, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Ajuda |
EB Padre Abel Varzim, Beneficiação Geral | Misericórdia |
Projetos com programa preliminar (PP) concluído e em fase de validação pela comunidade escolar
Escola | Freguesia |
---|---|
EB Padre José Manuel Rocha e Melo, Beneficiação Geral e Arranjos Exteriores | Lumiar |
ES Luís António Verney, Requalificação/Modernização | Beato |
EB23 Luís de Camões, Requalificação/Modernização (P1) | Areeiro |
ES Lumiar, Requalificação/Modernização (P1) | Lumiar |
EB Manuel da Maia, Requalificação/Modernização (P2) | Campo de Ourique |