Qualidade Ambiental
Alterações Climáticas
Lisboa compromete-se a promover um conjunto integrado de opções de adaptação para responder aos desafios do clima presente e futuro.
A partir da identificação das atuais vulnerabilidades e riscos climáticos, e da sua projeção até ao final do século, Lisboa compromete-se a promover um conjunto integrado de opções de adaptação para responder aos desafios do clima presente e futuro – ondas de calor, tempo frio, precipitação intensa e inundações – começando desde já a agir relativamente aos diferentes impactos climáticos que nos afetam.
Os compromissos da Câmara Municipal de Lisboa para a mitigação e adaptação climática encontram-se refletidos nos seguintes documentos:
- Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Lisboa
- Plano de Ação Climática Lisboa 2030 (PAC Lisboa 2030)
- Plano Geral de Drenagem de Lisboa 2016-2030
- Projeto Ondas de Calor
100 Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030
Lisboa, juntamente com Porto e Guimarães, faz parte da lista das 100 cidades que foram selecionadas pela Comissão Europeia, entre mais de 370 candidatas, para integrarem as "100 Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030".
A Missão Cidades tem como objetivo tornar 100 cidades europeias inteligentes e climaticamente neutras até 2030. As cidades escolhidas terão acesso a diferentes oportunidades, como assistência e aconselhamento personalizados, acesso a oportunidades de financiamento, troca de experiências entre cidades e apoio ao envolvimento dos cidadãos.
Atendendo ao apelo da Comissão Europeia, que considera as cidades como centros ideais para a experimentação e inovação na ação climática, Lisboa foi escolhida em 2022 para fazer parte das 100 cidades da União Europeia integradas na iniciativa "Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras em 2030". Esta classificação sublinha o compromisso de Lisboa em alcançar a neutralidade climática até 2030.
Assim, Lisboa reforça o objetivo de priorizar a resiliência climática na sua estratégia municipal, em colaboração com outros níveis de governação e setores de atividade, através do seu Contrato Climático da Cidade de Lisboa (Climate City Contract). Este grande desafio envolve a Câmara Municipal, os cidadãos e seus representantes, as empresas, centros de investigação, comunicação social e a comunidade em geral, para ir além no desenvolvimento, execução e monitorização do plano que pavimenta o caminho para a neutralidade climática até 2030.
A visão de Lisboa para esta transição climática foca-se nas seguintes metas:
• Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 80% relativamente a 2002, alcançando a neutralidade climática até 2030;
• Preparar a cidade para eventos climáticos extremos, fortalecendo a sua resiliência e capacidade de resposta;
• Assegurar uma transição justa e inclusiva, reduzindo desigualdades e combatendo a pobreza energética;
• Valorizar a participação na "Missão 100 cidades com impacto neutro no clima até 2030" como uma estratégia para atrair novos investimentos e talentos.
Desde março de 2024, Lisboa dispõe do seu Contrato Climático 2030, galardoado pela Comunidade Europeia, que a coloca entre as 23 cidades mentoras desta iniciativa.