Qualidade Ambiental
Monitorização do Ar em Lisboa
Existe em Lisboa uma rede de sensores em diversos locais, que permite monitorizar o dióxido de azoto, ozono, partículas PM2.5 e PM10, dióxido de enxofre e monóxido de carbono, para avaliar a qualidade do ar.
Através desta monitorização, tem sido possível reforçar o diagnóstico da cidade em termos ambientais, mapear zonas prioritárias de intervenção, investir na componente de informação pública e incentivar a adoção de comportamentos (individuais e coletivos) e medidas mais adequadas para mitigar os efeitos negativos de potenciais episódios de poluição atmosférica (qualidade do ar e ruído) e de eventos meteorológicos extremos.
O investimento no reforço da rede de sensores
O reforço - complementar e calibrado pela rede existente de estações fixas de medição da qualidade do ar (APA/CCDR-LVT) e de estações meteorológicas (IPMA) - garante a interoperabilidade entre redes e aumenta o número de estações e parâmetros medidos. Os dados obtidos em tempo real, apesar de permitirem conhecer tendências, não devem ser diretamente comparáveis com as observações obtidas nas redes de referência.
Continuar a investir na cidade de Lisboa, exige acompanhar esta monitorização, emitir avisos em momentos de excedência dos limiares de informação e alerta de poluentes atmosféricos e de estados de tempo adversos, e atuar no sentido de se garantir a não excedência de limiares ou situações meteorológicas de risco, que possam causar danos ou prejuízos a diferentes níveis, dependendo da sua intensidade.
Valores limite
Conhecer estes valores permite analisar momentos e locais na cidade expostos a episódios de poluição e/ou a estados de tempo adversos, bem como emitir recomendações e avisos adequados a cada situação, através do desenvolvimento de uma componente de alarmística.
- por poluente atmosférico, legislados para a proteção da saúde humana
- de ruído ambiente exterior para os indicadores Lden e Ln, definidos na legislação portuguesa
- definidos por parâmetro, para situações meteorológicas adversas (previstas e/ou observadas)
Documentação relacionada
- Caracterização da Qualidade do Ar (NO2) na cidade de Lisboa (Campanhas de monitorização de 7 a 21 de novembro de 2020)
- Metainformação sobre Monitorização de Parâmetros Ambientais
- Valores Limite com enquadramento legal
- Critérios de Emissão de Índice Ambiental
- Guia Ilustrado 25 Dicas sobre a Qualidade do Ar
Contacto para dúvidas e esclarecimentos: sensores.ambiente@cm-lisboa.pt
Dados da monitorização
Disponíveis, em tempo real, na plataforma de dados abertos da CML.
Alertas de Ozono
Pode fazer o acompanhamento no website do IPMA ou no website da Agência Europeia do Ambiente
Qualidade do Ar
Informe-se sobre a qualidade do ar no website da Agência Portuguesa do Ambiente