Modos de Transportes
Bicicleta
A bicicleta é o modo de transporte energeticamente mais eficiente. Em áreas urbanas é muito competitiva, especialmente nas deslocações de curta distância (até 5 km), permitindo poupar até 30% do tempo de viagem e garantindo deslocações de porta a porta.
Apesar de Lisboa ser conhecida como a cidade das 7 colinas, 73% das suas ruas são planas ou apresentam declives inferiores a 5%, ou seja, são acessíveis à maioria dos utilizadores. Por outro lado, a proliferação da bicicleta elétrica e de outros modos suaves análogos, bem como de meios mecânicos de apoio, permite solucionar as dificuldades impostas pela orografia e aspirar a uma Lisboa plenamente ciclável.
A Câmara Municipal de Lisboa criou os primeiros troços de ciclovia em 2001, mas apenas em 2009 se iniciou a construção de uma rede mais abrangente, que ligava a estrutura verde da cidade. Em 2017, com o aumento da infraestrutura ciclável na malha urbana e a introdução do sistema de bicicletas públicas partilhadas GIRA, a bicicleta começou a ser considerada uma alternativa real para muitas pessoas em Lisboa.
O aumento da oferta de estacionamento para velocípedes e a criação de uma rede ciclável, “contínua, eficaz e segura, que promova a utilização diária da bicicleta nos percursos casa-trabalho/escola por pessoas de todas as idades”, conforme prevista na visão para a Mobilidade MOVE Lisboa 2030, será, assim, um contributo fundamental para que muitas mais pessoas possam optar por este modo de transporte nas suas deslocações. Desta forma, será possível contribuir para reduzir o elevado número de automóveis a circular diariamente em Lisboa, onde 38% das viagens até 5 km são feitas em automóvel particular, aliviando a cidade de mais congestionamento e poluição.
O uso da bicicleta tornou-se ainda mais importante e urgente no contexto de crise de saúde pública, em especial de pandemia, pela relação apontada em vários estudos entre a qualidade do ar e a maior letalidade provocada pela COVID-19.
Ciclovias
Esta intervenção pretende requalificar, uniformizar e colmatar as descontinuidades entre as ciclovias do Cais do Gás e da Ribeira das Naus, através da implementação de melhorias no traçado ribeirinho (ciclável e pedonal), na criação de um corredor ciclo pedonal (inclui 30+Bici), na sinalização vertical e horizontal, e nos pavimentos rodoviários.
Freguesias: Misericórdia e Sta. Maria Maior
Data de início dos trabalhos: 1ª semana de novembro de 2024
Prazo previsto de execução: 3 semanas
Extensão: 700m
Construção de troço de ciclovia e manutenção dos espaços verdes na Av. Álvaro Pais, na zona compreendida entre a Av. das Forças Armadas e a Av. 5 de Outubro.
A requalificação desta área visa a melhoria das condições de uso e de circulação dos peões e utilizadores de bicicleta no espaço público. A intervenção consiste na implementação de uma pista bidirecional (entre a Av. Prof. Gama Pinto e o topo da Av. Álvaro Pais) e 2 pistas unidirecionais (sentidos ascendente e descendente). Implica ainda o reordenamento do estacionamento automóvel, a adaptação das passagens de peões e melhoria da iluminação pública, arborização e do sistema de drenagem das águas pluviais.
Freguesias: Alvalade e Av. Novas
Data de início dos trabalhos: 2ª quinzena de fevereiro de 2024
Prazo previsto de execução: 9 meses
Extensão: 1,8 Km
A construção da ponte pedonal e ciclável sobre a Av. Almirante Gago Coutinho, junto à Rotunda do Relógio, visa dar continuidade à estrutura ecológica municipal, valorizando a paisagem e interligando os vários corredores verdes (Central, Olivais e Oriental) que se cruzam naquele local, através da ligação entre o Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade) e o Parque da Vinha.
Esta intervenção inclui ainda o tratamento vegetal da plataforma superior com árvores, trepadeiras e arbustos, contribuindo para o prolongamento das áreas verdes adjacentes.
A empreitada tem a duração estimada de 11 meses, ou seja, conclusão no final de dezembro de 2024.
Freguesias: Alvalade e Areeiro
Início dos trabalhos: 8 de janeiro de 2024
Data de conclusão: dezembro de 2024
Prazo previsto de execução: 11 meses
Extensão: 104,80 m
Pretende-se melhorar as condições da infraestrutura, não só ao nível do traçado, mas também nos pavimentos, através da criação de uma ciclovia bidirecional e da introdução de melhorias no percurso pedonal. Incluem-se ainda alterações na sinalização vertical e horizontal, e na instalação de equipamentos de segurança, que no seu conjunto funcionam como importantes medidas para garantir a segurança dos cidadãos e colmatar as descontinuidades da rede ciclável na Zona Ribeirinha.
Freguesias: Marvila e Parque das Nações
Data de início dos trabalhos: 8 de julho 2024
Prazo previsto de execução: 2 meses
Extensão: 1,100 km
Construção de um troço de ciclovia, que faz a ligação da ciclovia existente na Rua Alexandre Ferreira ao acesso do viaduto ciclopedonal sobre a Calçada de Carriche, na Rua Prof. José Pinto Correia, passando pela Estrada do Desvio, incluindo a Rua Comandante Fontoura da Costa.
A requalificação desta zona visa a melhoria das condições de usufruto e de circulação dos peões no espaço público, o que se traduz no reordenamento e reperfilamento da via pública; ordenamento do estacionamento; adaptação das passagens de peões, tornando-as acessíveis, segundo a aplicação do ressalto zero, inclusão de piso táctil e molduras de contraste, e melhoria do sistema de escoamento das águas pluviais.
Freguesias: Lumiar e Sta. Clara
Data de início dos trabalhos: 2ª semana de fevereiro de 2024
Prazo previsto de execução: 5 meses
Extensão: 1,68 km
Implementação de ciclovia unidirecional, com cerca de 1,7 m de largura, por sentido. Entre a rua João das Regras e a Rua da Palma, a ciclovia é bidirecional, dando continuidade ao troço existente.
A segregação do canal rodoviário será efetuada com elementos que podem ser transpostos em situações de emergência e socorro. Trata-se de uma solução executada com recurso a pintura e elementos de segregação, de modo a criar condições preferenciais para a circulação em bicicleta.
A Av. Almirante Reis é um eixo estruturante na rede ciclável de Lisboa, sendo o percurso mais plano e direto entre a baixa e as áreas urbanas no centro oriental (Arroios, Anjos, Penha de França) e norte oriental (Areeiro, Alvalade, Olaias). A conclusão desta ciclovia vai permitir criar uma ligação segura e melhorar as condições de segurança rodoviária ao longo deste eixo, bem como, resolver um conjunto de questões identificadas no seguimento da ciclovia já implementada até à Praça do Chile.
Freguesias: Santa Maria Maior, Arroios e Areeiro
Data de início dos trabalhos: março de 2021
Data Conclusão: maio de 2022
Reformulação da ciclovia através da construção da ciclovia bidirecional na Avenida de Berna, desde o cruzamento com a Avenida António Augusto de Aguiar e o Largo Azeredo Perdigão. A intervenção reforçou o percurso ciclável partilhado existente (30+Bici) na Avenida Elias Garcia e permitiu a ligação deste arruamento desde o Largo Azeredo Perdigão até à Av. da República, garantindo a ligação ciclável entre a Praça de Espanha e a Av. da República.
Freguesia: Avenidas Novas
Início dos trabalhos: 16 de outubro 2023
Data de conclusão: final de novembro de 2023
Prazo de execução: 45 dias
Construção da ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Trancão que permitirá a ligação entre os municípios de Lisboa e Loures.
O percurso ciclo pedonal proveniente da zona residencial norte do Parque das Nações começa na rotunda da Praça Gago Coutinho, na sequência do troço do Passeio dos Heróis do Mar, e segue pela Rua da Cotovia/Passeio do Trancão até ao início da passagem ciclo pedonal.
A empreitada é faseada, com conclusão estimada durante o 2º trimestre de 2023.
Este projeto é cofinanciado ao abrigo do Programa Portugal 2020, mais concretamente do Programa Operacional de Lisboa.
Freguesia: Parque das Nações
Data de início dos trabalhos: 13 de setembro de 2021
Prazo previsto de execução: 21 meses
Extensão: 0,560Km
Construção da ligação ao troço da Radial de Benfica, paralela ao Complexo Desportivo do Bairro da Boavista, com vista à criação de um percurso que garanta a continuidade da circulação ciclável.
Este troço foi transformado num percurso ciclo-pedonal com a criação de um canal ciclável de duplo sentido e a implementação de nova sinalização horizontal. A intervenção contemplou ainda a execução de trabalhos de arranjos exteriores, com a plantação de árvores.
Freguesia: Benfica
Data de início dos trabalhos: 4.ª semana de novembro 2021
Data de conclusão: janeiro de 2022
Execução de ciclovia, troço entre a Av. Calouste Gulbenkian (viaduto ciclopedonal “Gonçalo Ribeiro Teles”) e a Rua Eng.º Ferreira de Mesquita à Calçada da Estação.
Visou promover o aumento de segurança, através da melhoria das condições de acessibilidade à interface de Campolide, o que passou pela adaptação das passagens de peões e da paragem de transporte público, substituição dos equipamentos de iluminação pública, da sinalização vertical e semaforização.
Ligou-se o Parque Urbano da Praça de Espanha e uniu-se o Corredor Verde de Monsanto com o Corredor Verde do Vale de Alcântara.
Freguesia: Campolide
Data de início dos trabalhos: final de junho de 2021
Data de conclusão: novembro de 2021
Extensão: 1 km
Tipologia: Bidirecional/30+Bici
Instalação faseada (por troços) de uma via dedicada ao transporte público rodoviário de passageiros (corredor “BUS”) na Av. de Berna. Foi feito o rebaixamento do passeio em diversos pontos de modo a melhorar as condições de acessibilidade ao longo do eixo para pessoas de mobilidade condicionada. Simultaneamente, foi construída uma pista ciclável unidirecional que liga a rede existente na Pç de Espanha e na Av. da República.
Os lugares para cargas e descargas e tomada e largada de passageiros existentes foram transferidos para as ruas adjacentes à Avenida de Berna.
Freguesia: Avenidas Novas
Prazo de início dos trabalhos: março 2021
Data de conclusão: outubro de 2021
Implementação de ciclovia bidirecional na Alameda das Linhas de Torres, no troço entre o Campo Grande e a Estrada da Torre. Esta pista ciclável, com uma extensão de cerca de 2 km, prolonga a rede ciclável para norte, e faz a ligação com outras ciclovias existentes: Campo Grande e Eixo Central, Rua Francisco Stromp (Telheiras) e Estrada da Torre. A intervenção permitiu melhorar a segurança rodoviária ao longo deste eixo, que serve diversas escolas, universidades e serviços e visou ainda melhorar a acessibilidade pedonal, nomeadamente os acessos das zonas de espera dos transportes públicos.
Freguesia: Lumiar
Data de início dos trabalhos: fevereiro de 2021
Data de conclusão: setembro de 2021
Extensão: 2 km
Tipologia: bidirecional
Construção de ciclovia bidirecional (pop-up) na via lateral do Campo Grande, no troço entre o Museu da Cidade e a Faculdade de Ciências. A intervenção visou substituir temporariamente a ligação ciclável no interior do jardim, que não apresentava condições para a circulação de bicicletas.
A intervenção refletiu-se também nas condições de acessibilidade pedonal, nomeadamente, nos atravessamentos pedonais existentes, como a colocação de piso táctil, ressalto zero e rebaixamento parcial do passeio, e a relocalização da passadeira existente no atravessamento para o Jardim.
Freguesia: Alvalade
Data de início dos trabalhos: 9 de agosto de 2021
Data de conclusão: setembro de 2021
Implementação de ciclovia na Avenida Marechal Teixeira Rebelo, no troço entre a Avenida do Uruguai (junto ao supermercado Pingo Doce) e a Avenida Cidade de Praga.
A nova pista ciclável unidirecional tem uma extensão de 1,8km e permite fazer a ligação com as ciclovias da Av. Cidade de Praga, Quinta da Granja e Av. Lusíada. No sentido oposto foram eliminadas as descontinuidades no troço existente. A intervenção permitiu melhorar a acessibilidade pedonal nas zonas de espera dos transportes públicos, foi efetuado rebaixamento de passeios e introduzido pavimento tátil junto a passadeiras. Esta ciclovia constitui um importante eixo de acesso às interfaces do Colégio Militar e da Pontinha, e permitiu criar uma alternativa segura para promover a utilização de bicicleta entre as freguesias de Benfica e Carnide.
Freguesias: Benfica e Carnide
Data início dos trabalhos: 5 abril 2021
Data de conclusão: agosto/2021
Extensão: 1,8km
Tipologia: unidirecional
Tratou-se de uma intervenção com vista a criar ligações seguras no cruzamento da Av. de Berlim com a Av. Infante Dom Henrique e na rotunda com a Av. Dom João II., tendo sido executado o prolongamento da ciclovia entre a Av. do Pacífico e a Alameda dos Oceanos.
Esta obra permitiu eliminar descontinuidades no trajeto, melhorando a segurança e conforto dos utilizadores de bicicleta. O eixo da Av. de Berlim une as freguesias do Parque das Nações e dos Olivais, e liga com a rede de ciclovias existentes na Av. Cidade de Luanda, com o Parque Vale do Silêncio e a Alameda dos Oceanos, constituindo um eixo de acesso à interface da Gare do Oriente.
Extensão: 0,238Km
Freguesias: Olivais e Parque das Nações
Data de início dos trabalhos: março de 2021
Data de conclusão: agosto de 2021
Os trabalhos abrangeram a manutenção dos espaços verdes e plantação de árvores e melhorias ao nível da drenagem pluvial, pavimentos, iluminação e sinalização horizontal. Este troço de ciclovia bidirecional, associado a percurso para peões, tem uma extensão de 2Km, pelo que a obra foi faseada e teve início junto ao Parque de Campismo de Lisboa, seguindo pela Estrada da Circunvalação e pela Estrada da Portela até à rotunda de Pina Manique, onde fez a ligação à ciclovia existente.
O projeto inicial da construção desta ciclovia teve de sofrer alterações de forma a salvaguardar um alinhamento de árvores existente próximo da Piscina Municipal do Bairro da Boavista, dando lugar a uma proposta alternativa cujo processo de contratação de construção se prevê concluída em breve.
No sentido de minorar os efeitos negativos para os utilizadores, foi encontrada uma solução temporária que visa não condicionar o funcionamento de todo o troço construído, e criar um canal segregado do automóvel para permitir o seu atravessamento e melhorar significativamente esta ligação.
Tipologia: Bidirecional
Extensão: 2Km
Data de início dos trabalhos: 21 de setembro de 2020
Data de conclusão: agosto de 2021
Requalificação do espaço público na Av. Afonso Costa, melhoria da acessibilidade pedonal, colocação de pavimento confortável e criação de plataformas junto às paragens de autocarros. Construída uma ciclovia bidirecional, que faz a ligação entre a ciclovia existente na avenida de Paris e o parque da Bela Vista, junto do edifício dos Serviços Sociais da CML.
Freguesia: Areeiro
Data de início dos trabalhos: 22 fevereiro de 2021
Data Conclusão: agosto/2021
Foi construído o troço de ciclovia na Avenida Cidade de Praga que permite concluir a ligação entre a ciclovia existente e a praça São Francisco de Assis. Esta intervenção possibilita melhores condições de segurança para a circulação em bicicleta neste eixo.
Data de início: 1ª semana de abril de 2021
Data de conclusão: final de junho de 2021
Extensão: 800m
Tipologia: Unidirecional
Os trabalhos incluíram a requalificação de um caminho para peões e utilizadores de bicicleta entre a ponte e a praceta Ator Epifânio, que foi também qualificada no âmbito da intervenção, através da criação de zonas de estadia, aumento de áreas verdes e passeios, iluminação e ordenamento do estacionamento. Da Calçada do Poço até ao Parque do Vale da Ameixoeira, foi construída uma ciclovia unidirecional em contrasentido e partilhada (30+Bici), no sentido do trânsito automóvel.
Estão em desenvolvimento os projetos para criação de percursos cicláveis entre a ponte e Odivelas ao longo da Calçada de Carriche e entre a Estrada do Desvio (a este troço) e o Lumiar (Rua Alexandre Ferreira).
Data de início dos trabalhos: 28 de setembro 2020
Reinício de trabalhos: 14 de dezembro 2020
Data de conclusão: 2ª semana de maio de 2021
Tipologia: Unidirecional
Obras de requalificação da ciclovia da Alameda dos Oceanos - zona sul, além da conservação da ciclovia existente, a intervenção visou eliminar as descontinuidades ao longo da Alameda dos Oceanos, através da formalização do canal ciclável desde a Rotunda da Expo98 até à Rotunda da República da Argentina, e também na ligação ao Passeio Neptuno.
A sinalização vertical e horizontal foi revista e a acessibilidade pedonal e espaços verdes existentes foram igualmente alvo de requalificação. Foi ainda intervencionada a paragem da Carris junto à Rotunda da República da Argentina.
Data início trabalhos: 23 de novembro de 2020
Data de conclusão: abril 2021
Extensão: 1,200 km
Tipologia: bidirecional
Ciclovia bidirecional, no troço entre a Praça do Aeroporto (Rotunda do Relógio) e a Av. Fernando Pessoa. Esta nova via ciclável liga à rede existente na Av. Cidade do Porto e Av do Brasil, e no futuro, à Alameda dos Oceanos sul (Parque das Nações). A ciclovia está implantada numa das vias no sentido Parque das Nações – Rotunda do Relógio, contribuindo para melhorar a segurança rodoviária neste eixo.
Tipologia: bidirecional
Extensão: 2,645 Km
Data Conclusão: abril/2021
Ciclovia bidirecional, no sentido sul, entre o cruzamento da Av. dos Combatentes e o Jardim Ferreira de Mira, na Av. Marechal Teixeira Rebelo. Esta ciclovia constitui uma ligação direta e segregada entre Benfica e a Cidade Universitária / Praça de Espanha e liga às ciclovias existentes da Av. dos Combatentes e da Quinta da Granja, em Benfica.
Tipologia: bidirecional
Extensão: 2,74 km
Data Conclusão: abril/2021
Implementação de uma ciclovia ‘pop up’, bidirecional na Alameda dos Oceanos (norte), integrada na rede ciclável da cidade de Lisboa. Esta ciclovia permite ter uma ligação ciclável contínua entre as zonas sul e norte da freguesia do Parque das Nações, e criar uma nova ligação intermunicipal com o concelho de Loures. Fará parte do eixo estruturante ribeirinho, que liga Sacavém a Algés de forma contínua.
A Alameda dos Oceanos (norte) apesar do carácter local, é muitas vezes usada como uma via de atravessamento alternativa à Av. Dom João II por quem entra em Lisboa pelo IC2 em direção ao centro, o que provoca um congestionamento que impede a normal saída dos residentes do bairro. Por outro lado, o perfil rodoviário antes existente, com duas vias largas em cada sentido, potenciava velocidades excessivas, que muito contribuiu para a existência de sinistralidade rodoviária naquele eixo.
A implementação da ciclovia bidirecional foi conseguida através da conversão de uma via, junto ao separador central, ocupa uma via no sentido norte entre a Rotunda dos Vice-Reis e a Rotunda das Oliveiras e no sentido sul entre a Rotunda das Oliveiras e Rotunda da República da Colômbia. Desta forma, prevê-se a redução do tráfego de atravessamento do interior da Freguesia, na entrada de Lisboa oriundo do IC2 bem como uma redução da velocidade de circulação por via do estreitamento do canal.
A nova ciclovia ‘pop up’ veio conferir à Alameda dos Oceanos mais segurança para todos os utilizadores da via, peões, ciclistas e a automobilistas, pela redistribuição do espaço disponível e facilitar a acessibilidade dos moradores da zona norte da freguesia ao transporte público pesado, nomeadamente às estações de metropolitano e comboio. Faz ainda a ligação aos vários estabelecimentos de ensino existentes na freguesia.
Destaque para a utilização de novos elementos de separação da ciclovia, melhorando o acabamento, a sinalização e a utilização do canal ciclável por veículos em caso de emergência e o acesso dos transportes públicos coletivos a zonas de tomada e largada de passageiros.
Data início trabalhos: 13 de julho 2020
Data conclusão: agosto/2020
Distribuição Modal:
- 6% mobilidade suave
- 26% circulação pedonal
- 68% circulação rodoviária
Criação de uma ligação ciclável na Av. dos Combatentes, entre a Praça de Espanha e a Av. Prof. Egas Moniz. A primeira fase da intervenção consistiu na criação de uma ciclovia bidirecional, segregada, entre a Praça de Espanha e a Av. Egas Moniz, oferecendo melhores condições de segurança para pedalar na cidade e a melhoria da segurança rodoviária.
Na segunda fase, foram concluídas as ligações à rede do futuro Parque Urbano da Praça de Espanha e a ligação ao Estádio Universitário de Lisboa.
Data de início dos trabalhos: outubro de 2019
Data de conclusão: julho de 2020
Extensão: 0,76 km
Tipologia: bidirecional
Em formato pop up, esta ciclovia deu continuidade, para poente, da solução já existente desde o Cais do Sodré até às Escadinhas da Praia. Está ainda programado o seguimento da ciclovia até Algés, através da Av. da Índia e R. Fernão Mendes Pinto.
Tipologia: Bidirecional
Extensão: 1,25Km
Data conclusão: julho/2020
Intervenção que implementou medidas de acalmia de tráfego. Foi alterado o sentido de trânsito no troço entre a Praça de Londres e a Rua Presidente Wilson para privilegiar a circulação local e a qualidade do espaço público para moradores e comércio local, eliminando o tráfego de atravessamento entre a Praça de Londres e a Av. Almirante Reis. Criação de uma via unidirecional de contra-fluxo para bicicletas e melhorados os acessos pedonais. Toda esta artéria tem velocidade máxima de 30km/h, fomentando a partilha em segurança entre bicicletas e outros veículos.
Tipologia: Bidirecional
Data Conclusão: março/2019
Implementação de ciclovia unidirecional no sentido ascendente e de partilha no sentido descendente, com alteração do sentido de marcha no estacionamento de modo a acrescentar a segurança na saída dos passageiros e nas operações de cargas e descargas. Implementação de medidas de acalmia de tráfego, melhoria dos acessos e mais segurança rodoviária.
Tipologia: unidirecional
Data conclusão: maio/2018
Numa primeira fase, foi feita a reserva de canal, com a implementação da ciclovia, por meio de sinalização horizontal e vertical, assim como através de colocação de balizadores. Seguidamente, procedeu-se à requalificação dos acessos para peões, sinalização de trânsito e adaptação da rede semafórica existente.
Tipologia: Bidirecional
Data conclusão: outubro/2019
Tratou-se de uma intervenção com vista a criar ligações seguras no cruzamento da Av. de Berlim com a Av. Infante Dom Henrique e na rotunda com a Av. Dom João II. Tendo sido executado o prolongamento da ciclovia entre a Av. do Pacífico e a Alameda dos Oceanos.
Esta obra permitiu eliminar descontinuidades no trajeto, melhorando a segurança e conforto dos utilizadores de bicicleta. O eixo da Av. de Berlim une as freguesias do Parque das Nações e dos Olivais, e liga com a rede de ciclovias existentes na Av. Cidade de Luanda, com o Parque Vale do Silêncio e a Alameda dos Oceanos, constituindo um eixo de acesso à interface da Gare do Oriente.
Extensão: 0,238Km
Freguesias: Olivais e Parque das Nações
Data de início dos trabalhos: março de 2021
Data de conclusão: agosto de 2021
A Avenida apresentava um perfil transversal tipo com duas vias por cada sentido de trânsito. Foi suprimida uma via por cada sentido, com redução da largura da mesma até 4m, para implementação de uma ciclovia unidirecional, utilizando como percurso o espaço determinado da bolsa de estacionamento. Este primeiro troço liga-se com a ciclovia de Av. de Luanda.
Extensão: 0,907Km
Tipologia: Unidirecional
Data conclusão: outubro/2020
A Avenida apresentava um perfil transversal tipo com duas vias por cada sentido de trânsito. Foi suprimida uma via por cada lado, com redução da largura da mesma até 4m, para implementação de uma ciclovia unidirecional. Foi desenvolvido um percurso bidirecional, só na Rua Ernesto Rodrigues, com ligação com o Parque Urbano do Vale Fundão, através da ponte pedonal.
Extensão: 2,102 Km
Tipologia: Unidirecional
Data da conclusão: julho/2020
Ciclovia na Av. Brasília, segregada do canal pedonal, no troço junto à Doca do Bom Sucesso, que faz a ligação entre o passeio da Doca do Bom Sucesso e o Jardim da Torre de Belém. A intervenção permitiu resolver a descontinuidade da rede existente na zona e melhorar a mobilidade geral do local, foi ainda melhorada a sinalização vertical e horizontal, bem como a semafórica, permitindo acomodar os vários modos de transporte.
Tipologia: bidirecional
Extensão: 0,5 km
Data Conclusão: março/2021
A rua apresentava um perfil transversal tipo com duas vias por cada sentido de trânsito. Foi suprimida uma via na direção descendente para implementar uma ciclovia bidirecional. Com a realização da 2.ª fase e com a sua conclusão na Rua Barata Salgueiro, a ciclovia irá a ligar-se com a Av. da Liberdade.
Tipologia: Bidirecional
Extensão: 0,468Km
Data Conclusão: maio/2020
A ciclovia da Rua Cidade de Bissau, nos Olivais, é unidirecional e complementa a rede existente na freguesia, fazendo a ligação à Rua Cidade de Luanda e Av. de Pádua. Com esta intervenção, os utilizadores de bicicleta passam a dispor de um canal segregado contínuo, entre a rotunda da Av. Marechal Gomes da Costa e as novas ciclovias da Av. de Pádua e Av. Cidade de Luanda. Facilita a ligação à pista bidirecional da Av. Marechal Gomes da Costa.
Extensão: 0,36Km
Tipologia: Unidirecional
Data Conclusão: setembro/2020
Pista bidirecional ao longo da Rua Conde de Almoster e Rua Francisco Gentil Martins, unindo dois extremos da freguesia de S. Domingos de Benfica. Liga a norte à rede existente de Benfica e a Monsanto, e a sul ao terminal de Sete Rios. Prevê-se no futuro dar continuidade ao percurso até à estação de Benfica pela Rua Carolina Michaelis de Vasconcelos. A intervenção permite reduzir a velocidade praticada naquele eixo, contribuindo para o aumento da segurança rodoviária.
Data de início: 06 de outubro de 2020
Data de conclusão: início de julho de 2021
Extensão: 2,2Km
Tipologia: Bidirecional
Criação de via 30+Bici, via partilhada por bicicletas e carros (velocidade máxima permitida de 30km/hora), implementação de medidas de acalmia de tráfego e melhoria dos acessos pedonais.
Data início trabalhos: fevereiro 2019
Data conclusão: março/2019
Tem como objetivo a ligação com a Av. da Índia e ao município de Oeiras.
Data de início dos trabalhos: 2.ª semana de agosto de 2020/reinício a 2 de dezembro de 2020
Data conclusão: 16 de fevereiro de 2021
Extensão: 1Km
Tipologia: Bidirecional
A rua apresentava um perfil transversal tipo com duas vias por cada sentido de trânsito. Foi suprimida uma via na direção da Rua da Artilharia – Rua António Augusto Aguiar para implementar uma ciclovia bidirecional, que vai entroncar no Corredor Verde de Monsanto, ligando à Rua Artilharia Um, Rua Castilho e Av. Duque D´Ávila.
Tipologia: Bidirecional
Extensão: 0,465Km
Data conclusão: maio/2020
Obras de requalificação na Praça de Londres e na Av. Manuel da Maia (lado poente), com o objetivo de melhorar a acessibilidade e os atravessamentos pedonais e criar melhores condições de segurança para o uso da bicicleta na cidade.
A obra incidiu sobre a melhoria da acessibilidade pedonal, com a criação de uma área de pavimento confortável na Praça de Londres. O nó viário com a Av. de Paris foi também requalificado. Na Av. Manuel da Maia foram introduzidas medidas de acalmia e reduzido o número de vias, de forma a diminuir a velocidade e aumentar a segurança rodoviária, com maior conforto nos atravessamentos pedonais.
Foi ainda construído mais um troço de pista ciclável, bidirecional, que liga à rede existente - Av. de Paris, Av. Guerra Junqueiro e Bairro do Arco do Cego e Av. Rovisco Pais/Av. da República.
Tipologia: Bidirecional
Data conclusão: fevereiro/2020
Este troço de ciclovia faz a ligação da rede local de Telheiras ao Campo Grande. Foram implementados dois canais cicláveis unidirecionais, um de cada lado da faixa de rodagem. Por baixo do viaduto da Av. Padre Cruz, do lado sul, o canal ciclável foi substituído por uma situação de partilha com o automóvel do tipo 30+Bici, devido ao estreitamento de via que se verifica nesse local.
Obra concluída: final de abril de 2021.
Conclusão do Corredor Verde Oriental, no troço entre a Quinta das Flores, em Marvila, e o Parque Ribeirinho Oriente. A intervenção consistiu na requalificação do espaço público, espaços verdes e dos caminhos pedonais, foi ainda implementada uma pista ciclável que liga à rede ciclável existente junto ao rio Tejo. Colocado novo mobiliário urbano que permite um melhor usufruto do espaço público.
Freguesia: Marvila
Data início trabalhos: 9 dezembro de 2020
Data de conclusão: setembro de 2021
Extensão: 0,5 km
Tipologia: bidirecional
A obra consistiu na requalificação das passagens para peões, através do rebaixamento dos passeios e da colocação de pavimento tátil, revisão da sinalização, renovação da iluminação pública e mobiliário urbano, e melhoria das condições de drenagem da rua. Foi criada uma nova área pedonal, com bancos e plantação de árvores, na interseção com Av. Madame Curie, junto à entrada do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO). A praça de táxis existente debaixo do viaduto foi relocalizada na praça junto ao terminal de Sete Rios. De modo a eliminar o tráfego de atravessamento e a velocidade excessiva na Rua prof. Lima Basto, a circulação entre a Rua Doutor António Granjo e a Av. Madame Curie passou a fazer-se apenas no sentido Praça de Espanha, mantendo o estacionamento longitudinal. Foi ainda construída uma ciclovia bidirecional ao longo da rua, que liga o Terminal de Sete Rios e a Praça de Espanha, e instaladas novas estações de bicicletas partilhadas GIRA.
Data de início dos trabalhos: 16 de novembro de 2020
Data de conclusão: setembro de 2021
Extensão: 0,738Km
Tipologia: Bidirecional
Implementação de ciclovia nas Ruas Pardal Monteiro e Eng. Ferreira Dias, na freguesia de Marvila. O percurso ciclável tem uma extensão de 1,2km e faz a ligação com a rede de ciclovias existentes. A intervenção visou melhorar a acessibilidade pedonal nas zonas de espera dos transportes públicos.
Freguesia: Marvila
Data início dos trabalhos: 3 maio 2021
Data de conclusão: setembro de 2021
Extensão: 1,2km
Tipologia: unidirecional (Rua Pardal Monteiro) l bidirecional (Rua Eng. Ferreira Dias)
Construção do percurso ciclopedonal das Calvanas e de um troço de ciclovia que ligará a ciclovia existente na Rotunda Nelson Mandela à Alameda das Linhas de Torres. Trata-se de uma intervenção que contribuirá para a consolidação da rede ciclável da cidade.
Freguesias: Lumiar e Alvalade
Início dos trabalhos: 11 de dezembro 2023
Data de conclusão: final de janeiro 2024
Prazo de execução: 45 dias
Criação de condições para reduzir a velocidade máxima de circulação no interior do bairro, de modo a permitir a partilha de via em segurança pelos diferentes modos. Na 1ª fase da obra foi criada uma Zona 30 no bairro e implementadas medidas de acalmia de trânsito nas seguintes ruas:
- Rua Saraiva de Carvalho
- Rua Professor Gomes Teixeira
- Rua Francisco Metrass
- Rua Azedo Gneco
- Rua Almeida e Sousa
- Rua Sampaio Bruno
- Rua Infantaria Dezasseis
- Travessa Cima dos Quarteis
- Rua das Amoreiras
- Freguesia: Campo de Ourique
Data de início dos trabalhos: 29 de março de 2021
Data Conclusão: agosto/2021
A intervenção criou condições para reduzir a velocidade máxima de circulação no interior do bairro, de modo a permitir a partilha da via em segurança pelos diferentes modos.
No troço entre a Rua Fernando Pessoa e a entrada do palácio dos Coruchéus, a circulação passou a ser feita apenas num sentido de trânsito para veículos motorizados e o acesso aos Coruchéus é agora efetuado pela Rua António Patrício. Foram intervencionadas diversas passadeiras e o estacionamento junto à entrada do palácio dos Coruchéus foi reordenado de modo a aumentar a área de circulação pedonal e a acessibilidade no arruamento. Foram ainda criados lugares para motociclos e bicicletas.
Data início dos trabalhos: 24 fevereiro 2021
Data de conclusão: maio/2021
Realização da marcação de 30+Bici, e respetiva sinalização vertical de limite de velocidade máxima, horizontal e balizadores.
Reordenamento do estacionamento, passando a fazer-se em espinha e em marcha-atrás, assegurando mais segurança e visibilidade dos utilizadores de bicicletas, a redução de conflitos nas operações de cargas e descargas, bem como na tomada e largada de passageiros, designadamente de crianças, que passa a efetuar-se diretamente para o passeio.
Data conclusão: setembro/2020
A intervenção consistiu na criação de uma via partilhada de velocidade máxima 30km/h, oferecendo melhores condições de segurança. Foram executadas pinturas no pavimento, numa extensão de 1,050km, acompanhadas da respetiva sinalização vertical. Melhoria da acessibilidade do peão, principalmente nos atravessamentos das vias e criadas bolsas de estacionamento para motas e para velocípedes.
Extensão: 1,050Km
Data conclusão: julho/2020
Expansão da rede ciclável local de Alvalade nas Ruas Luís Augusto Palmeirim, Marquesa de Alorna e José Duro, implementadas medidas de acalmia de tráfego que permitem o uso partilhado entre bicicletas e automóveis, o estacionamento reordenado de modo a assegurar maior segurança e visibilidade para os utilizadores de bicicletas, para as operações de cargas e descargas, bem como tomada e largada de passageiros.
Data início trabalhos: 10 de agosto de 2020
Data conclusão: dezembro/2020