Escolar
Mãos ao Ar! Lisboa
Iniciativa municipal que teve início em 2018. Faz um retrato anual das deslocações casa-escola, de forma a conhecer os meios de transporte usados diariamente pelos alunos do 1.º ao 12.º ano, das escolas de Lisboa.
Na edição de 2023 do Mãos ao Ar Lisboa!, das 231 escolas abrangidas, 135 participaram (58%), sendo 114 públicas (84%) e 21 privadas (16%). No total, 26.999 alunos responderam, sendo 21.143 do ensino público (78%) e 5.856 do privado (22%).
A análise mostra que, com o aumento da idade, a dependência do automóvel diminui, exceto na transição do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico, onde há um ligeiro aumento. No ensino secundário, os transportes públicos são mais utilizados que o carro. No ensino privado, há menor variação no uso do automóvel, mas uma redução significativa do 3.º ciclo para o secundário. No secundário, os transportes públicos são mais usados, o que pode ter fundamento na implementação da gratuitidade dos transportes públicos a estudantes, em Lisboa.
Mais informação: maosaoarlx@cm-lisboa.pt
Este modelo inspira-se no projeto Hands Up Scotland (SUSTRANS) que analisa como os alunos de toda a Escócia se deslocam até à escola. Iniciado em 2008, fornece informações sobre viagens para a escola e apresenta o maior conjunto de dados no Reino Unido sobre viagens escolares.
Em termos de metodologia Mãos ao Ar Lisboa! consiste no preenchimento de um questionário simples e breve pelos professores, na sala de aula, com os alunos a responder de “braço no ar” à pergunta: Como vens habitualmente para a escola?.
Os dados recolhidos permitem acompanhar o paradigma da mobilidade escolar, ao longo dos anos, e fornecem informações relevantes para definir prioridades de intervenção e avaliar o impacto das mesmas.
A apresentação e divulgação do relatório revela os resultados à comunidade escolar e está disponível a todos aqueles que procuram informação sobre esta matéria.