Lisboa Empreende +

O programa Lisboa Empreende foi lançado pela Câmara Municipal de Lisboa em fevereiro de 2013, para apoiar o empreendedorismo e incentivar a criação de novos negócios.

Face à conjuntura atual, e em resposta à necessidade de apoio às empresas na retoma da economia, o programa passou a denominar-se como Lisboa Empreende + (LE+) com um conjunto mais alargado de serviços, disponibilizando informação  sobre iniciativas de apoio às PME, bem como consultoria para mitigar os efeitos da crise e promover a recuperação do tecido empresarial.

Eixos de atuação:

  • Consultório LE+
    Informação sobre iniciativas de apoio às PME. Neste espaço respondemos a questões sobre apoios em vigor para empresas. Consulte-nos neste site e se tiver alguma pergunta também podemos responder à sua.
  • Apoio especializado LE+
    Serviços de apoio às empresas que estejam sediadas na cidade de Lisboa.
  • Novos negócios LE+
    Apoio ao empreendedorismo na criação e desenvolvimento de novos negócios na cidade de Lisboa.

O apoio à criação de novos negócios dirige-se a empreendedores que neste momento pretendam fazer a diferença construindo o seu próprio negócio na cidade de Lisboa.
Inscreva-se aqui

O serviço prestado pelo Lisboa Empreende+ é gratuito.

Conheça todas as vertentes de apoio do Lisboa Empreende + no site do programa.

Inscrições e funcionamento

Tem uma boa ideia de negócio? Está testada ou amadurecida?

Então não esquecer:

no momento de escolher a área do seu negócio, tenha em conta se a sua ideia preenche uma lacuna do mercado e se tem capacidade para gerar vendas e lucro.

A qualquer pessoa, de qualquer ponto do país ou do mundo que tenha um projeto de negócio para Lisboa e que reúna alguns dos seguintes requisitos:

  • ter uma sólida experiência profissional
  • acreditar que pode construir o seu próprio futuro
  • confiar na sua capacidade de concretizar e de valorizar a sua ideia de negócio
  • conseguir convencer os outros das mais valias da sua ideia/projeto
  • adaptar-se com facilidade a novas situações e desafios
  • aproveitar ao máximo as oportunidades

Este programa funciona de uma forma muito simples. Após a pré-inscrição no programa será contactado pela equipa que presta apoio para agendar uma reunião exploratória, online, na qual será realizada uma análise preliminar do seu projeto e uma triagem relativamente ao tipo de suporte a prestar, caso seja elegível.

O empreendedor poderá beneficiar não só de apoio técnico especializado, prestado pelo Município, como também de uma vasta rede de parceiros que poderão ajudar a implementar o conceito de negócio e ainda obter a melhor solução para cada caso.

Garantimos sempre uma resposta a quem nos contacta e asseguramos o encaminhamento do seu projeto.

A inscrição é feita através de formulário online.

  • Ser atendido numa reunião exploratória online, para identificar qual o melhor apoio para o seu projeto
  • ser acompanhado por técnicos especializados durante todo o processo de criação do seu negócio
  • integração no ecossistema empreendedor, através da possibilidade de acesso a uma rede de parceiros que facilitam e agilizam todo o processo
  • aconselhamento sobre financiamento
  • poderá também beneficiar de apoios ou isenções de taxas

O Lisboa Empreende celebrou Parcerias com instituições públicas - CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, que permite o acesso ao instrumento Sou Mais e o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional e uma rede de outras entidades - Millennium BCP, Montepio Geral, Caixa Geral de Depósitos, Banco Português de Investimento e Novo Banco, que facilitam e agilizam o acesso ao financiamento.

É também possível outras formas de obter fundos de linhas protocoladas pelo Município.

Números Lisboa Empreende + (Analytics)

+2500

Total de inscrições

+1700

Projetos Acompanhados

+198

Novas empresas instaladas

+560

Empregos diretos criados

+3 milhões

Financiamento movimentado

Informação relacionada

Prémios recebidos

  • 2016 - Best Public Administration for Startups dos Startup Europe Awards 2016 (categoria de Municípios) - concurso também conhecido como "the Eurovision for Startups", sendo uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e a Startup Europe, apoiada pelo Comité das Regiões e por membros do Parlamento Europeu, organizada pela Finnova, visa valorizar as iniciativas de promoção do empreendedorismo e as políticas e boas práticas empresariais à escala Europeia
     
  • 2015 - Grande Prémio do Júri dos European Enterprise Promotion Awards 2015 (primeiro prémio em todas as categorias a concurso) - atribuído pela Comissão Europeia, tendo sido considerado como "bem sucedido, inspirador e inovador".