Uma alternativa na mobilidade urbana

Ligação contínua entre o centro e o Parque das Nações, ao longo da frente ribeirinha, integrado com as linhas Vermelha, Azul e Verde do Metro. Com ligação à linha de comboios do Norte e Intercidades.

Características

Elétrico 16E

Um transporte elétrico em canal dedicado

 Respeita o espaço público

 Continuidade da frente ribeirinha, através de uma linha de elétrico contínua entre Algés e o Parque das Nações

 Cruza as linhas vermelha, azul e verde do Metro

 Ligação a Loures. A estação de elétrico no Parque Tejo Trancão ligará ao BRT de Loures

 Ligação à linha de comboios do Norte e Intercidades

18

estações

12 kms

de extensão

22 min.

entre Parque das Nações Sul
e Praça do Comércio
(vs 42 min. autocarro 782 às 9h)

12 min.

entre Praça do Comércio
e Fábrica dos Unicórnios
(vs 26 min. autocarro 759 às 9h)

Vantagens

Um transporte à superfície, com condições semelhantes a um metro ligeiro, que foi projetado de forma a respeitar o espaço público e a preservar uma cidade mais acessível e sustentável.  

  sustentável:  -4 800 carros/dia (2035) e -123,5 mil tCO2e (30 anos)

  económico: média de -3,8M€/ano nos custos operacionais da Carris

  rápido: 35 minutos elétrico (Trajeto Parque Tejo Trancão <–> Praça do Comércio) vs  60 minutos (comboio + autocarro)

  (con)fiável: elétrico com frequencia garantida  | 30 minutos de cadência do comboio na hora de ponta vs 10 minutos de cadência do elétrico na hora de ponta

  direto: com o elétrico, é possível chegar à Praça do Comércio sem transbordo

Calendário

Estudos prévios

Definição da estratégia

Estudo de procura

Estudo de viabilidade económica

Programa base

Financiamento Sustentável 2030

Avaliação de impacto ambiental

Contratação do projeto

Execução do projeto

Contratação da empreitada

Início das obras

Início da operação

última atualização: 01.04.2025