Uma alternativa na mobilidade urbana
Ligação contínua entre o centro e o Parque das Nações, ao longo da frente ribeirinha, integrado com as linhas Vermelha, Azul e Verde do Metro. Com ligação à linha de comboios do Norte e Intercidades.
Vantagens
Um transporte à superfície, com condições semelhantes a um metro ligeiro, que foi projetado de forma a respeitar o espaço público e a preservar uma cidade mais acessível e sustentável.
sustentável: -4 800 carros/dia (2035) e -123,5 mil tCO2e (30 anos)
económico: média de -3,8M€/ano nos custos operacionais da Carris
rápido: 35 minutos elétrico (Trajeto Parque Tejo Trancão <–> Praça do Comércio) vs 60 minutos (comboio + autocarro)
(con)fiável: elétrico com frequencia garantida | 30 minutos de cadência do comboio na hora de ponta vs 10 minutos de cadência do elétrico na hora de ponta
direto: com o elétrico, é possível chegar à Praça do Comércio sem transbordo
Apresentação do Projeto
Vice-Presidente Filipe Anacoreta Correia | 1 de abril de 2025
Calendário
Estudos prévios
Definição da estratégia
Estudo de procura
Estudo de viabilidade económica
Programa base
Financiamento Sustentável 2030
Avaliação de impacto ambiental
Contratação do projeto
Execução do projeto
Contratação da empreitada
Início das obras
Início da operação
última atualização: 01.04.2025